SEJAM BENVINDOS!

Este Blog é de todos nós. Cada um pode ter a liberdade de compartilhar suas dicas e vivências para que nós quando formos passar por situações semelhantes possamos aproveitar melhor a nossa aventura.

Sempre uma aventura é diferente da outra! E sempre temos coisas boas para compartilhar!

Vocês são os maestros deste blog! Eu sou apenas um dos músicos que tentará acompanhar a todos!

Um abraço e mão a obra!

O Chefão

domingo, 13 de abril de 2008

JORNAL DO BRASIL 13/04/2008! HOJE!!!!

Niva, o sedutor incorrigível

Jipe russo vira o queridinho das mulheres, tanto nas ruas quanto nas aventuras off road

Antonio Puga

Os franceses sempre tiveram a fama de grandes sedutores. Mas há um russo que mesmo sem o charme e o savoir faire do rival, também arrebata corações femininos. Esse Don Juan de meia-idade é o Lada Niva, jipe russo com tração integral feito para as péssimas estradas da extinta União Soviética, que chegou ao Brasil no início de 1990 como símbolo da abertura do país às importações. Passadas quase duas décadas, o utilitário desbancou tradicionais 4x4 na preferência das mulheres que gostam de off road. Explicar essa paixão por um modelo que parou de ser importado é quase impossível. Há até uma comunidade no Orkut denominada Niva Terapia, criado pela terapeuta holística Kamala Aymara, 26 anos, niveira confessa e assumida.

– Aprendi a dirigir no Niva do meu pai. Foi uma experiência marcante, porque decidi que um dia teria um. Há um ano comprei com meu namorado um modelo 1993, que passou por algumas modificações, como a instalação de GNV. Quero ver se mais à frente compro outro, só para adaptar motor diesel. Já a idéia de criar o Niva Terapia surgiu durante minhas pesquisas na internet. O projeto alia minha profissão com o prazer das trilhas no jipe – revela Kamala, que se prepara para aventuras mais ousadas com o companheiro, enfrentando todo tipo de terreno.

Outra enamorada pelo carro é a professora Cláudia Guilherme Moura, 40 anos, que há cinco meses realizou seu sonho de consumo ao ganhar de presente do marido um modelo de 1991 todo original.

– Desde a primeira vez que vi o Niva me apaixonei. Era diferente, com aquele desenho quadrado. Passei a procurar na internet, li tudo sobre o carro, entrei em fóruns de niveiros (há várias comunidades). Fiz questão de manter meu carro como vem de fábrica. Procuro peças através de sites e só faço trilhas leves. Tenho o maior cuidado – diz a professora, que não o vende por nada.

Estilo de vida

Mais do que uma paixão, ter um Niva é adotar um estilo de vida diferente. Nada de competir em acessórios e modelos mais sofisticados nas trilhas. É poder desfrutar da natureza e fazer amigos, garantem as Mulheres de Niva. É o caso da bióloga Ana Carla Costa, 38 anos, que encontrou no jipe o prazer de andar de carro em caminhos ruins.

– Sempre gostei de fazer trilhas, tanto que detonei três Uno em viagens. Há um ano comprei meu Niva ano 1991. É o carro no qual me encontrei e com o qual ganhei novas amigas – descreve Ana Carla.

A dona do jipe, que pretende fazer curso de mecânica, conta ainda que fez uma longa pesquisa, leu o manual (fato comum entre elas) e providenciou modificações. A direção, que é pesada, foi trocada por uma hidráulica, de Opala. Para melhorar o consumo – 7 km por litro – fez a conversão para o GNV. O freio a disco veio do Siena, o carro ganhou ignição eletrônica, faróis de Kombi, vidros e travas elétricas.

Não são só as amantes de natureza que se deixam seduzir por esse russo cujo grande atributos é aceitar peças de outros carros sem comprometer seu desempenho. A publicitária Patrícia Pinheiro Nogueira, 33, resolveu um problema.

– É um carro que me atraiu não só por sua altura, me deixa mais poderosa e sempre foi um desejo antigo. Sem contar que o preço é mais acessível do que outros 4x4 (a média é R$ 7 mil). Muitos amigos foram contra a minha escolha, inclusive por ser um carro antigo e haveria dificuldade em encontrar peças. Mas valeu a pena. Os niveiros são pessoas que se ajudam e estão sempre prontos a prestar socorro com peças ou conserto. Eu o uso no dia-a-dia – garante.

[ 12/04/2008 ] 02:01

Nenhum comentário: